Hospitais de Sergipe desenvolvem softwares web para colocar contas e contratos em dia

por Marcone Buarque, 20/08 às 10:40 em Ciência e TI

Plataforma Scriptcase foi utilizada para criar soluções; próximo passo é informatizar cadastro de pacientes

Gerenciar 12 hospitais públicos e um SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) não é tarefa fácil, mas ficou mais simples depois que a Fundação Hospitalar de Saúde do Sergipe passou a utilizar o Scriptcase (www.scriptcase.com.br). O software possibilita criar sistemas web até quatro vezes mais rápido do que nos modelos tradicionais, além de não exigir profundos conhecimentos em linguagens de programação.

Assim, a FHS/SE saiu das planilhas do Excel e automatizou seu controle financeiro, de contratos com fornecedores e almoxarifado, entre outros, ganhando em organização e produtividade. “Usamos o Scriptcase desde 2011 e todo ano atualizamos sua versão. Facilitou muito a gestão da Fundação, deixando todos os sistemas mais simples e ágeis”, afirma Douglas Affonso, coordenador de tecnologia da informação da instituição.

O software permite integrar processos. "Um produto que é solicitado ao estoque gera automaticamente uma ordem de compra e quando a nota fiscal é recebida, já está inclusa na previsão de contas a pagar, por exemplo", diz o gerente. Um diferencial na escolha do Scriptcase é o fato de a solução possuir uma rápida aprendizagem. Dois dos três profissionais da equipe de TI da FHS/SE começaram há apenas dois meses e, devido à padronização da ferramenta, conseguem dar continuidade a sistemas desenvolvidos por outros colaboradores.

Aplicações de pequena e média complexidade são criadas em um ou dois dias, como, por exemplo, estimar o consumo de medicamentos em todas as 13 unidades administradas em determinado período. “É difícil encontrar pessoas totalmente capacitadas em programação, que saibam criar processos do zero. Com o Scriptcase tudo já vem meio pronto”, comenta Affonso.

Devido ao sucesso alcançado com a implementação do software, a Fundação Hospitalar de Saúde do Sergipe está desenvolvendo novas soluções. Uma para automatizar a ficha cadastral de seus processos de admissão e outra que gerencie o registro de pacientes para atendimentos e recebimento de medicamentos oncológicos. Também está prevista uma aplicação destinada ao controle do patrimônio móvel e imóvel da instituição, com a utilização de tablets e smartphones.

 

Tags:   scritpcase   fhs-sergipe   cadastro-de-pacientes   ciencia-e-ti



- O principal portal de notícias e guia eletrônico de saúde da Bahia -  

*As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo.

Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.